Criminosos utilizando uma motosserra derrubaram cinco postes na madrugada desta terça-feira (1º) em Arroio do Sal, no Litoral Norte, para furtar fios de cobre. Conforme a CEEE, 1,3 mil clientes ficaram sem luz por três horas até que fosse realizada uma manobra de rede que normalizou o fornecimento de energia.
Novecentos metros de cabos de cobre foram levados pelos bandidos. Até as 16h desta terça, cerca de 80% já havia sido recuperado pela polícia. Até o momento, ninguém foi preso.
Quinze funcionários da concessionária de energia trabalham no local para repor os postes.
De acordo com gerente da CEEE Metropolitano, Jeferson de Oliveira Gonçalves, os casos de furto de fios de postes têm aumentado no Estado. Em Porto Alegre, a zona norte, próximo ao aeroporto, tem a maior incidência de furtos de cabos de energia elétrica.
Conforme levantamento da CEEE, o local já teve 195 casos de furtos ou tentativas neste ano.
– Estamos percebendo um aumento significativo no número de casos deste tipo. Isso nos preocupa muito. Estamos em contato com a Polícia Civil e Brigada Militar para aumentar o efetivo noturno principalmente ali na região norte de Porto Alegre para tentar reduzir os crimes. – explica Jeferson Gonçalves.
Conforme o gerente, o prejuízo da concessionária neste ano no Estado já está entre R$ 300 mil e 400 mil por conta dos roubos de cabos da energia elétrica.
– Fica o alerta de chamar a polícia ou contatar a CEEE caso alguém veja um suposto funcionário “trabalhando” em postes, principalmente a partir das 21h e com veículos de passeio, sem o emblema da concessionária.