A partir de segunda-feira (12), o ônibus-cela Trovão Azul, que abriga 20 presos atualmente, deixará de funcionar definitivamente. A ação segue a determinação do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, anunciada em 28 de maio.
Os detentos que estão ocupando o Trovão Azul serão transferidos ao longo do final de semana para um alojamento em área pertencente ao Instituto Penal Padre Pio Buck, em Porto Alegre. De acordo com a comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o espaço foi readequado para receber a demanda de presos temporários, após um mutirão realizado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A estrutura tem capacidade para receber 45 presos. A segurança será realizada por policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar.
Leia mais
Como o Trovão Azul se tornou o retrato da falência prisional no RS
Padre é preso suspeito de abusar de ao menos cinco crianças em Joinville e São Francisco do Sul
Preso terceiro suspeito de atirar contra policiais civis em Alvorada
Na quarta-feira (7), a SSP improvisou um local na Zona Norte da Capital para estacionar o ônibus-cela. Policiais militares e agentes da Força Nacional de Segurança foram deslocados para a guarda dos presos.
Agora o ônibus será definitivamente desativado. A área no Pio Buck recebeu camas, colchões e mantas pouco antes do fim de semana. Foram feitos também pequenos consertos no alojamento ocioso, que agora será reaproveitado.