Desde o dia 23 de abril deste ano, o Presídio Regional de Caxias do Sul, antiga Penitenciária Industrial (Pics), não recebe mais presos do sexo masculino após interdição parcial determinada pela Vara de Execuções Criminais do município. Enquanto isso, os detentos são encaminhados para a Penitenciária Estadual, na localidade do Apanhador. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
Sem investimentos, Caxias do Sul aponta descaso do governo estadual e cobra respostas
Com lotação limite em presídios, novos presos podem ficar em delegacias de Caxias do Sul
Justiça interdita Presídio Regional de Caxias do Sul e 120 detentos precisarão ser transferidos
Pela determinação judicial, o Regional só poderá receber presos homens se estiver com menos de 200% da capacidade. Até as 11h desta sexta-feira (23), estavam recolhidos 463 homens no Presídio Regional, para uma capacidade de 228. No dia que a interdição parcial começou a valer, a unidade estava com 581 detentos. A medida não vale para a ala feminina, que está com 70 presas para 70 vagas.
O número de presos diminuiu porque a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) fez um mutirão que contou com a ajuda de técnicos judiciais de Porto Alegre para a analisar a situação penal dos detentos. O trabalho constatou casos de presos que já deveriam estar em liberdade ou que poderiam progredir de regime.
Já a unidade do Apanhador, que não tem ala feminina, estava com 617 presos na manhã desta sexta. A mesma determinação judicial que fixou a lotação máxima do Regional, determina que o Apanhador pode ter, no máximo, 150% da capacidade, ou seja, 648 presos e a 32 vagas do limite. Quando o Regional deixou de receber presos, o Apanhador estava com 508 detentos.
Além de Caxias do Sul, outros cinco municípios dependem dos presídios de Caxias – Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Petrópolis, São Marcos e Antônio Prado.