O ataque a um carro-forte no início da noite desta segunda-feira deixou um ferido e chegou a bloquear completamente a BR-116, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Por volta das 18h30min, uma caminhonete Renault Duster seguiu um dos dois carros-fortes que se deslocavam de Caxias até Nova Petrópolis na altura do Km 170, três quilômetros após o Posto Fagundes. Um deles foi interceptado pela caminhonete.
Os criminosos explodiram o carro-forte da empresa Prosegur e a Duster e deixaram pelo menos seis quilos de dinamite no local, que seriam desativados pelo Grupo de Ações Táticas Especiais da Brigada Militar (Gate) durante a noite. Há informação de ao menos uma pessoa ferida na ação dos assaltantes: um homem de 60 anos que estava passando pelo local e foi atingido por um tiro. Socorrido ao Hospital Pompéia, ele não corre risco de vida.
Leia mais:
Como foi o ataque contra carro-forte usando arma que derruba até avião
Moradores são tirados de casa e levados como reféns na Serra
Homem com antecedentes é preso com veículo furtado, em Caxias do Sul
O carro-forte foi alvo de pelo menos quatro explosões, o que deixou muito dinheiro queimado no local. A Duster ficou incinerada. Os homens fugiram e policiais de toda região estão envolvidos na busca dos suspeitos. há suspeita de que os bandidos usaram munição calibre .50, que tem poder de derrubar um avião, o que ainda não está confirmado.
Pessoas que moram às margens da rodovia e condutores de veículo também relataram tiros. Uma jovem que retornava de Nova Petrópolis foi surpreendida com a movimentação perto do Posto Fagundes, dois quilômetros antes do ponto do ataque.
– Quando chegamos em uma banca, todo mundo parou e começamos a sentir um cheiro de pneu queimado. Um homem ligou para a polícia e avisou que dois caras desceram em um carro preto. Um pouco antes disso, ouvimos dois tiros. Eram tiros que vinham de longe – relata a jovem, que pediu para não ser identificada.
Policiais de Caxias e região estão envolvidos na busca aos criminosos. A Brigada Militar (BM) pede que moradores fiquem atentos e denunciem pelo 190, já que os assaltantes podem estar escondidos em matagais próximos à rodovia.
Trânsito foi bloqueado no trecho, mas já está liberado
O trânsito foi bloqueado, mas no início da madrugada desta segunda-feira (9) a via foi liberada. Durante o bloqueio, a polícia orientou utilizar a Estrada do Imigrante. A interdição ocorreu cinco quilômetros distante do trevo entre os municípios, no sentido Nova Petrópolis/Caxias e cerca de sete quilômetros antes do Posto Fagundes.
Motoristas de Caxias do Sul que precisaram se deslocar até Nova Petrópolis tiveram que seguir até a Rua Júlio Callegari, no bairro Esplanada, e seguir em direção à localidade de Terceira Légua. Sendo possível acessar a Estrada do Imigrante, que desembocou na RSC-452. Quem precisou se deslocar de Nova Petrópolis até Caxias teve que virar à esquerda no trevo de Vale Real, seguir por pouco mais de um quilômetro e seguir via Estrada do Imigrante.
*ZERO HORA