Uma mulher foi atingida por bala perdida, uma pessoa morreu e uma policial militar ficou ferida durante um tiroteio no começo da tarde desta sexta-feira (14) na zona leste de Porto Alegre.
Informações da Brigada Militar dão conta de que o jovem que morreu é um dos suspeitos de ter iniciado a troca de tiros, na Rua João do Rio. Ele foi identificado como Igor Soares Coelho, conhecido como Pisca, 17 anos. Junto ao corpo, foram encontrados um vidro cheio de munição e um saco plástico com cocaína.
Conforme o 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM), policiais militares estavam fazendo patrulhamento na Vila Maria da Conceição, no bairro Partenon, em uma viatura discreta, quando um grupo armado com fuzis começou a disparar contra a guarnição.
Leia mais
Homem é morto a tiros no bairro Restinga, em Porto Alegre
Homem é encontrado morto com as mãos e pés amarrados em Viamão
Um veículo da BM foi atingido por diversos disparos e a policial militar foi ferida por um tiro de raspão na bochecha. Ela foi encaminhada para atendimento no Hospital de Pronto Socorro, mas sem gravidade.
A mulher atingida por bala perdida estava passando pela região no momento do tiroteio. Ela foi atingida nas costas e encaminhada ao Hospital São Lucas, da PUCRS. Segundo a polícia, ela está internada na instituição, mas não corre risco.
De acordo com o delegado plantonista no Departamento de Homicídios, César Nazário, a viatura discreta chegou ao local ao mesmo tempo em que três carros com inimigos do grupo que controla o tráfico na Conceição passavam pelo local. Por isso, a polícia acredita que os criminosos tenham atirado por engano no veículo da BM.
O 19º BPM faz buscas a outros quatro homens, com apoio de guarnição de outros batalhões. O comandante do 19º BPM, tenente-coronel Marcelo Tadeu Pitta Domingues, afirmou que os policiais estavam procurando por traficantes que fizeram barricadas em ruas da região quando começou o tiroteio.
Um Fiesta vermelho com duas perfurações de balas foi abandonado a duas quadra do confronto, pouco depois do tiroteio. Moradores informaram à Polícia Civil que o veículo era dirigido por uma mulher.
O tiroteio mobilizou policiais militares de diferentes batalhões. Mais de 10 viaturas se deslocaram para o local, incluindo os veículos da Polícia Civil e da Força Nacional de Segurança.
Uma extensa área da Rua João do Rio foi isolada pelos policiais, fazendo com que linhas de ônibus fossem desviadas. Assustados, poucos moradores conversaram com a reportagem. Sem dar detalhes, contaram apenas que ouviram diversos disparos.
– Isso aqui parecia a Síria, o Afeganistão – resumiu um homem.
Linhas de ônibus com desvios
Devido à ocorrência, a linha T2A, da Carris, não está acessando o miolo do bairro Partenon. Veículos do sentido norte-sul estão seguindo pela Bento Gonçalves, Perimetral, Oscar Pereira e Pedro Boticário e, depois, retornando para a Perimetral.
Já a linha 255 Caldre Fião está circulando com itinerário semelhante ao do T3. No sentido Centro-bairro, os ônibus têm itinerário normal até a Teixeira de Freitas, sobem a Bento Gonçalves e retornam para o itinerário normal.