Um ataque silencioso de criminosos levou quatro veículos da concessionária Iesa Renault da Avenida da Azenha, em Porto Alegre, na madrugada desta quarta-feira (26). Conforme a Polícia Civil, foram furtados do pátio dois Sandero, uma Duster e um Logan.
Por volta das 4h15, os ladrões entraram na revenda pela Rua Visconde de Inhaúma, uma pequena rua na lateral que dá acesso para os fundos do estabelecimento. Um portão de metal foi arrombado. Pelo menos cinco criminosos participaram do crime.
Leia mais
Polícia prende mãe e filhos suspeitos de assaltos a ônibus e agressões a passageiros
O segurança que fica dentro da revenda não percebeu a ofensiva, segundo o relato do gerente à Polícia Civil. No entanto, um trabalhador que passava viu a ação dos criminosos e chegou a ser intimidado pelos bandidos. Ele viu que homens em um HB20 davam cobertura e viu o exato momento em que eles deixavam a agência em um Logan.
Dos quatro carros, três eram 0 km e um de uso da empresa. Dois deles seriam entregues aos compradores nos próximos dias. Além dos veículos roubados, uma caminhonete Volvo teve vidros quebrados. A polícia não sabe o motivo dele não ter sido levado.
De acordo com o delegado César Carrion, a ação alerta para novos crimes semelhantes na Capital. Para o policial, o grupo que atacou a concessionária é especializado, já que conseguiu efetuar o roubo sem ser percebido.
– Eu nunca tinha visto algo assim. Isso aí é certamente uma quadrilha com alto conhecimento elétrico e mecânico, que preparou com antecedência toda a ação – relatou o delegado.
Um dos fatores que intriga o delegado é que foram usadas as chamadas chaves "mixa" para ligar os carros. As chaves originais estavam guardadas em um cofre em outro local.
Um Logan foi recuperado pela Brigada Militar no início da manhã após denúncia anônima em Canoas. O carro estava abandonado na Rua Juscelino Kubitscheck, no bairro São Luiz, com vidros quebrados e sem as quatro rodas. O capô estava aberto e os plásticos ainda estavam nos bancos.
A equipe de investigação da 2ª Delegacia de Polícia procura câmeras de segurança da região para identificar os bandidos.