Três criminosos de uma quadrilha responsável por diversos crimes de abigeato em cidades da Zona Sul do Estado foram presos na madruga desta quarta-feira (19), em Pelotas, com cerca de uma tonelada de carne que havia sido roubada de uma propriedade rural em São Lourenço do Sul. Conforme a Polícia Civil, eles transportavam, em um Renault Duster, a quantidade equivalente a cinco vacas.
A ação policial teve início a partir da informação sobre o ataque a uma propriedade rural na noite de ontem. A partir deste ponto, sete policiais foram deslocados para uma estrada do município e realizaram uma blitz. Ao notar a barreira, os criminosos fugiram e abandonaram o Duster pouco tempo depois, às margens de um matagal. Dois criminosos foram vistos entrando na mata e a perseguição continuou. Pouco tempo depois, os agentes receberam a informação de que um homem em uma caminhonete S10 havia resgatado os comparsas. O trio foi identificado e preso quando tentava passar pelo pedágio no acesso ao município de Pelotas.
Além da carne, os policiais apreenderam uma espingarda e um revólver. O carro utilizado para transportar a carne era roubado e teve as suspenções reforçadas para suportar a carga.
O trio integra um bando conhecido por atacar propriedades rurais nos municípios de Bagé, Dom Pedrito, Lavras, Pinheiro Machado, Candiota, Piratini, São Lourenço do Sul, Canguçu, entre outros, há pelo menos cinco anos. Eles se tornaram uma espécie de mito entre os produtores por, quase sempre, matarem seis vacas. Eles sacrificavam os animais com um tiro na cabeça e carneavam no próprio local.