A Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) realizou, na manhã desta quinta-feira, uma operação para desarticular quadrilha que atacava bancos com uso de explosivos no Rio Grande do Sul. A organização criminosa realizou pelo menos cinco ataques deste tipo desde outubro do ano passado.
O grupo chegou a trocar tiros e ferir um agente durante confronto após uma tentativa de ataque em Arroio dos Ratos, em novembro. Também fez reféns e disparou contra dois carros durante assalto em outubro em Bom Retiro do Sul e explodiu dias depois terminal eletrônico da subprefeitura de Eldorado do Sul.
Leia mais:
Mulher é morta a tiros no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre
BM prende criminosos com 30 ovelhas mortas e partes de vaca dentro de carro em Piratini
Como a polícia frustrou a maior fuga da história dos presídios do RS
Além desses casos, apura-se o envolvimento da organização em fatos que ocorreram na cidade de General Câmara e Barão do Triunfo, bem como em roubo a estabelecimento comercial na Região Metropolitana.
Mandados
A chamada "Operação Bird", nome dado pelo fato de que o líder da quadrilha tem o apelido de Passarinho, contou com 50 policiais para cumprir 10 mandados de busca e seis mandados de prisão preventiva em Guaíba, Alvorada, Viamão e Porto Alegre, zona norte.
Durante a operação, cinco pessoas foram presas e outras cinco detidas para averiguação. Quatro criminosos seguem foragidos. A polícia apreendeu, ainda, três armas, mais de mil metros de cordel explosivo, mais de 30kg de explosivos, além munição.
Segundo os delegados Joel Wagner e João Paulo de Abreu, o grupo era um dos mais violentos em atividade no Rio Grande do Sul. A quadrilha foi responsável por diversos ataques a bancos, cinco confirmados, e levaram terror à sociedade gaúcha no ano de 2016. Além disso, voltaria a praticar novos crimes neste ano.
Em Arroio dos Ratos, após investigação do Deic, os agentes interceptaram os bandidos antes de um novo ataque. Além do policial ferido, pelo menos dois ladrões também foram baleados. Mas na ocasião, eles fugiram.
Denúncia
Telefone : 0800-510 2828
Whatsapp: (51) 98418-7814
Site: www.pc.rs.gov.br
http://deic.pc.rs.gov.br/inicial