Integrantes das áreas da segurança pública do Estado e da prefeitura de Porto Alegre se reuniram na manhã desta segunda-feira no Paço Municipal. O encontro, que durou aproximadamente 45 minutos, teve como objetivo realizar parcerias que possam minimizar as ações dos criminosos na Capital gaúcha. As Informações são da Rádio Gaúcha.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, um grupo de trabalho será criado para identificar as medidas que podem ser compartilhadas entre os agentes públicos. Amanhã, às 14h, ocorrerá o primeiro encontro.
Leia mais
Preso tenta fugir do Trovão Azul
Homem é morto após sair de casa noturna em Porto Alegre
Senegalês morto na Praça da Matriz foi vítima de latrocínio
A ideia é poder usar as estruturas que a prefeitura já dispõe e que podem ser compartilhadas.
– Vamos trabalhar em conjunto. Trabalhar de todas as formas possíveis para fazer o enfrentamento da violência – destacou Schirmer.
Já o prefeito Nelson Marchezan Júnior citou a instalação de um equipamento de reconhecimento facial, que deverá integrar os ônibus de Porto Alegre, como uma alternativa para tornar o transporte público mais seguro. Essa proposta está sendo discutida entre as empresas de ônibus e a prefeitura.
Marchezan comentou também que a Guarda Municipal irá fazer parte desta integração. O prefeito, porém, descartou realizar uma grande alteração na sua atuação. Também informou que não há prazo para realização de um novo concurso público para contratação de novos servidores.
– Temos a oportunidade única de trabalharmos em conjunto. O que a secretaria quiser fazer de parceria, este será nosso objetivo. Não há limites. Não haverá competição com as atribuições da Brigada Militar e da Polícia Civil – garantiu Marchezan.