Correção:Diferentemente do que foi publicado até às 9h45min desta terça-feira, dia 13, o assaltante baleado na zona norte de Porto Alegre não está morto, mas em atendimento no Hospital Cristo Redentor. As informações estão corrigidas no texto.
Em duas horas e meia, dois assaltantes foram baleados em Porto Alegre por reações das vítimas – um deles morreu. Conforme a Brigada Militar, o caso mais recente aconteceu por volta das 22h45min desta segunda-feira, na Rua das Caravelas, na Vila Ipiranga, na Zona Norte. Um criminoso tentou roubar uma viatura discreta da Delegacia de Roubos, do Deic, que estava parada nas proximidades de uma pizzaria.
De acordo com o delegado Sander Cajal, um policial havia permanecido no veículo enquanto seu colega realizava uma diligência. Ao ser surpreendido pelo bandido, ele reagiu atirando. O suspeito, que não teve a identificação divulgada pela polícia, foi socorrido ao Hospital Cristo Redentor, onde permanece em atendimento.
Leia mais:
Polícia realiza buscas em locais apontados como cativeiros de idoso
"Desejo que ninguém passe o que passei", diz mulher mantida em cárcere privado por 17 horas
Mais cedo, no bairro Auxiliadora, um assaltante morreu em confronto com a vítima durante um roubo. O crime aconteceu na na Rua 24 de Outubro. Conforme o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após uma tentativa de roubo de uma Hilux, a vítima reagiu e foi baleada no ombro. Um segundo criminoso fugiu e a vítima foi levada para o HPS – até a publicação deste texto, não havia informação sobre o estado de saúde.
Segundo a Brigada Militar, o dono do veículo teria uma pistola. Um dos bandidos teria utilizado um 38 na ação. De acordo com populares, a vítima teria sido rendida e entregado o veículo para a dupla. Em seguida, fora de seu carro, retornou e atirou contra o criminoso que estava na direção.
O outro assaltante teria fugido em direção ao Centro. Ainda conforme populares, teria entrado num HB20. Um segurança que trabalha em um estabelecimento próximo ao local do crime viu de perto a ação: os dois ladrões realizaram a abordagem enquanto a vítima entrava no veículo. Um deles teria ingressado no carro pelo carona e ameaçado a vítima enquanto o outro assumiu o volante. Após esta ação, o dono da Hilux sacou a pistola e atirou contra os ladrões.
– Após os tiros, o carro começou a andar para trás e o dono deu um tiro no pneu para ele parar. A arma de um dos criminosos caiu no chão e ele me disse: “Pega essa arma que está no chão e guarda contigo. Pode chamar a Brigada, sou empresário”.