O posto do Banrisul do município de São Valentim do Sul, na Serra, foi assaltado por volta das 14h desta quinta-feira (1°).
Cinco criminosos armados com pistolas e espingardas quebraram o vidro da porta giratória com um machado para ingressar no estabelecimento. Três bancários, um cliente e o vigilante foram rendidos. Os ladrões tiveram acesso ao cofre e levaram dinheiro da agência.
Um dos funcionários do banco foi feito refém e solto cerca de cinco quilômetro depois, na localidade de Zeferino Ribeiro. Ninguém ficou ferido. Os criminosos fugiram em um Sandero preto em direção ao município de Dois Lajeados, colocando miguelitos na estrada para dificultar a perseguição.
O veículo foi abandonado em uma estrada vicinal ainda em São Valentim. O Sandero, com placas de Caxias do Sul, havia sido roubado em São Leopoldo no dia 14 de setembro.
O posto bancário fica na via principal do município que tem 2.253 habitantes. A Brigada Militar faz buscas na região. Esse é o 58° ataque a unidades bancárias na Serra.