A Polícia Civil apreendeu 94kg de pólvora branca e preta em uma propriedade rural de São Pedro da Serra na tarde de quarta-feira. Em depoimento, o suspeito de 44 anos afirmou que o material explosivo era utilizado para exploração de minério e recarga de munição.
Leia mais
Polícia acredita que empresário de Garibaldi está envolvido em quadrilha de furto de tratores
Adolescentes são apreendidos com arma em motocicleta em Caxias do Sul
Jovem é executado com seis tiros em Vacaria
A ação chefiada pelo delegado Paulo Ricardo Costa, titular de Salvador do Sul, ocorreu por volta das 14h em uma fazenda afastada dois quilômetros do Centro de São Pedro. A apreensão contou com apoio de agentes de Barão e Montenegro.
– Não esperávamos encontrar tanto material. É um morador da região e não há indícios de uma associação criminosa. Iremos averiguar mais dados, mas deve-se confirmar esta produção de pólvora para utilização em pedreiras – explica.
O temor dos investigadores era que a produção fosse utilizada em crimes contra o patrimônio, como ataques a agências bancárias. Ainda assim, o delegado Costa ressalta que a produção e comercialização eram ilegais e destaca o risco de uma tragédia, afinal a família do investigado morava na mesma propriedade e o armazenamento do material era precário.
O inquérito policial deverá ser concluído em 30 dias. Neste primeiro momento, o investigado poderá responder em liberdade. O processo ficará na comarca de Montenegro.