O ônibus adaptado pelo governo do Estado recebeu o primeiro preso provisório nesta quarta-feira (30). O veículo, conhecido como "Trovão Azul", passou por melhorias, como pintura e reforma na ventilação e foi vistoriado e liberado pelo secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer.
Além das reformas, um banheiro químico foi colocado no pavilhão em que o veículo ficará estacionado, em frente à Academia da Polícia Civil, na zona norte de Porto Alegre. O ônibus-cela poderá receber até 30 detentos simultaneamente. A operação ficará sob responsabilidade do Comando de Policiamento da Capital (CPC).
A utilização do ônibus-cela foi anunciada no dia 22 de novembro pela Secretaria de Segurança como alternativa para a custódia de presos, que vinha sendo feita em viaturas da Brigada Militar e em um ônibus da corporação, que foi depredado por presos no Palácio da Polícia.
A medida é paliativa, enquanto não é concluída a instalação do Centro de Triagem de presos provisórios no Presídio Central. Essa será a primeira das cinco estruturas previstas pelo governo do Estado para solucionar a superlotação das carceragens das delegacias de polícia.
Presos em delegacias e viaturas
De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), nesta quarta-feira (30), há 103 presos em delegacias de Porto Alegre e Região Metropolitana.
Segundo o CPC, nesta quarta-feira não há presos em viaturas da Brigada.
Trovão azul
Conhecido como "trovão azul", o ônibus-cela da Susepe foi desativado em 2013, quando foi substituído por um veículo maior e mais moderno para trasportar presos por todo o Estado.