Uma parceria com o Governo Federal dará ao Instituto Geral de Perícias gaúcho (IGP) um incremento de 22 novas viaturas voltadas ao atendimento de locais de crime. Duas caminhonetes modelo Pajero Dakar já foram entregues, adesivadas e devem estar prontas para uso em breve. Outros 20 carros modelo Citroen Aircross devem chegar em janeiro ao Rio Grande do Sul.
Conforme o diretor-geral do IGP, o perito criminal Cléber Muller, as viaturas possuem um cabo de aço acoplado, capaz de mover materiais de até 9 toneladas, um tipo de geladeira, para preservação de provas colhidas nos locais de crime, e iluminação especial. Além disso, por serem 4x4, podem chegar a locais de difícil acesso.
"Elas foram especificadas pelo Ministério da Justiça com apoio de peritos especialistas em locais de morte. A prioridade dela é a preservação de vestígios orgânicos, que se depreciam rapidamente", considera o diretor do órgão.
Ao todo, o investimento feito é de R$ 1.775 milhão, com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O IGP ainda está organizando como fará a distribuição das viaturas que chegarão. Muller diz que as duas caminhonetes ficarão em Porto Alegre, enquanto os demais devem ser espalhados pelo interior, onde há maior defasagem de equipamentos.
Ainda conforme o diretor, outras 10 caminhonetes L200 estão em processo de compra pelo Governo do Estado. Com isso, o órgão pretende renovar até o fim de 2017 50% da frota de viaturas.