Doze pessoas foram assassinadas no Rio Grande do Sul entre a noite de terça-feira (15) e a madrugada desta quarta-feira (16). Metade dos assassinatos foi registrada em Porto Alegre.
O Bairro Rubem Berta, na zona norte, foi local de três homicídios. O primeiro deles ocorreu próximo das 23h, na Rua Carmelita Grippi. Quatro bandidos armados desceram de um carro e atiraram diversas vezes contra Fagner Tiago Rodrigues Lenz. Depois disso, próximo das 4h30, mais dois homens foram assassinados na região. Eles ainda não foram identificados.
Ainda na zona norte, um homem foi morto a tiros na Rua Alberto Barbosa, na Vila Ipiranga, na noite de terça-feira. De acordo com a Brigada Militar, os disparos foram realizados por homens que chegaram em um veículo. Eles fugiram e ainda não foram localizados. A vítima não foi identificada.
Pouco depois da 0h, um transexual foi morto a tiros na Estrada São Francisco, nas proximidades da parada três da Lomba do Pinheiro, zona leste da Capital. A vítima foi identificada pela Brigada Militar como Juliana Silva Pereira, que usava o nome social Rafael Guilherme Silva Pereira. Ele era foragido da Justiça e tinha diversos antecedentes criminais, de acordo com o 21º Batalhão de Polícia Militar.
No outro lado da cidade, no bairro Camaquã, na zona sul, Wagner Alfonso Hoch, 32 anos, foi baleado na Rua Professor Joaquim Louzada, por volta das 22h. Os familiares relataram à Brigada Militar que os dois autores do crime eram traficantes da Vila Funil.
Insegurança no Estado
A Região Metropolitana ainda registrou outros dois homicídios. Em Novo Hamburgo, um cabeleireiro foi morto a tiros dentro de um salão de beleza na Rua Costa e Silva, no bairro Canudos. Ele foi identificado pela polícia como Jardel Escobar, de 23 anos, O outro homicídio foi registrado no bairro Guajuviras, em Canoas. Neste caso, a vítima não foi identificada.
O Vale do Taquari também teve uma noite violenta. Um ataque a tiros em um minimercado no município de Taquari deixou morto um homem de 39 anos, identificado como Claiton Luiz Abeg. Segundo a Polícia Civil, o cunhado dele também foi atingido no atentado. Um homem chegou em um carro no local do crime e disparou várias vezes com uma pistola calibre 380.
Em Encantado, na mesma região, dois homens foram mortos a tiros na Rua das Cravinas, bairro Jardim do Trabalhador, próximo das 21h15. A Polícia Civil identificou as vítimas Fabiano Antônio Blau e Isael Chaves. Não há hipóteses para o crime.
A última vítima da violência na noite passada foi uma mulher, morta pelo marido em Caxias do Sul, na Serra.
Feriadão violento
Ao todo, o feriadão de Proclamação da República teve 30 homicídios no Estado. Destes, 16 foram na Capital, sete no Interior, seis na Região Metropolitana e um no Litoral.