Em seis meses de Operação Avante da Brigada Militar no Centro de Porto Alegre (de maio a outubro), foram registradas 641 prisões, uma média superior a três por dia. Na localidade, que tem circulação de 550 mil pessoas diariamente, a operação combateu roubo a pedestres, a transportes coletivos e a estabelecimentos comerciais.
Segundo a corporação, houve uma redução de 61% desses tipos de crime em outubro em relação ao mês de setembro. Também houve diminuição no comparativo com o mesmo período no ano passado (veja números abaixo). O balanço completo foi divulgado pela BM na manhã desta quarta-feira (26).
Crime
Outubro de 2015
Outubro de 2016
Roubo a pedestres
989
417
Roubo a transportes coletivos
100
12
Roubo a estabelecimentos comerciais
55
19
No entanto, a BM destaca aumento - de cerca de 10% - destes crimes no mês de agosto deste ano em relação a julho. Isso se deve, conforme a entidade, ao fato de terem sido registradas várias manifestações na região neste período. No entendimento da corporação, os criminosos se aproveitaram do deslocamento de efetivos para realizar os assaltos.
Operação Avante na Grande POA
Em 260 dias entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, 407 policiais prenderam 5.162 suspeitos na Operação Avante. A ação também se estendeu para o Litoral Norte do Estado. O efetivo conta com 145 policias e atuará de sexta a domingo, até dezembro.