A realidade já há bastante tempo conhecida pela periferia cada vez mais atinge bairros de classe média, incluindo os da região central de Porto Alegre.
Menos de uma semana após um empresário ter sido morto no estacionamento de um supermercado, no Bairro Cavalhada, às 18h30min, quarta-feira, um assalto iniciado em um shopping do Bairro Jardim Botânico terminou em tiros e correria em outro centro de compras, no Praia de Belas, também em um início de noite.
No primeiro caso, o empresário foi morto, perante a filha de quatro anos, como vítima da guerra do tráfico, com a qual ele não tinha relação.
A tragédia deixa claro que as disputas entre traficantes, antes restritas a vilas, expandiu-se a outras regiões da cidade.
Cada vez pior
Na ocorrência de ontem, chamou a atenção a ousadia dos criminosos que, em plena luz do dia, levaram uma vítima de assalto de um shopping a outro, não se importando com o movimento.
Entre outros fatores, esses acontecimentos evidenciam a falta de policiamento. Já não bastassem as carências de efetivo e de veículos, PMs agora têm de escoltar presos em viaturas.