Vinicius Zabot dos Santos, 21 anos, foi indiciado por tentativa de homicídio qualificado contra um policial militar de Caxias do Sul. O jovem chegou a ser preso em flagrante após chutar a cabeça do PM, que ficou desacordado. A agressão aconteceu na noite de 31 de agosto na área central da cidade, após protesto contra o impeachment de Dilma Rousseff. O jovem foi liberado no dia seguinte. A tentativa de homicídio é qualificada porque é contra agente de segurança pública. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
Jovem é preso por tentativa de homicídio após chutar PM em protesto
BM abre inquérito para apurar ação de PMs durante protesto em Caxias
"Ação foi proporcional à agressão que os presos ofereciam", afirma capitão
Agredido com um chute na cabeça, soldado da BM retorna ao hospital em Caxias
Um vídeo, divulgado na página do Facebook do Mídia Ninja, mostra dois policiais militares dando golpe de cassetetes no advogado Mauro Rogério Silva dos Santos, 51 anos, pai de Vinicius. Quando o advogado já está no chão imobilizado, Vinicius desfere o chute contra a cabeça de um dos PMs.
Na semana passada, outro vídeo foi divulgado. Esse com imagens das câmeras de segurança de um estabelecimento comercial. As novas imagens mostram o início da abordagem policial e registram o momento em que o advogado dá uma cabeçada em um dos policiais. É por essa cabeçada que o advogado acabou indiciado por lesão corporal grave. O laudo preliminar confirmou que o policial teve dois dentes quebrados.
De acordo com o delegado Rodrigo Duarte, da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos, nenhum policial militar que participou da abordagem será indiciado. Para o delegado, não houve qualquer ilícito na ação dos PMs. O inquérito será remetido à Justiça nesta segunda-feira.
Advogado de Vinicius Zabot dos Santos, Igor dos Santos diz que ainda não teve acesso ao teor do relatório:
– Aguardamos o Ministério Público e suas respectivas decisões. Não é o momento para formarmos opinião. Certamente no processo, quando houver o contraditório e ampla defesa, os fatos serão esclarecidos.