Após denúncia, uma arma de grande porte foi encontrada dentro da mochila de uma aluna do 5º ano de uma escola municipaal de Novo Hamburgo, na manhã de terça-feira. Considerada uma submetralhadora, semelhante à usada pela Brigada Militar, o armamento foi recolhido pela Guarda Municipal e enviado à perícia.
Conforme o secretário de segurança do município, Felipe Nunes Ferreira, a adolescente, de 13 anos, em princípio negou que a arma fosse sua. Depois, levada à delegacia acompanhada da mãe, alegou que a irmã colocou o equipamento em sua mochila e que nem havia percebido.
– Isso é muito difícil, porque a arma é pesada. No mínimo, tem três quilos – disse Ferreira.
Leia mais:
"A sensação é de impotência e revolta", diz mãe de médica vítima de latrocínio
Entre 13 alunos de academia em Porto Alegre, nove já foram vítimas de ataques de criminosos
Polícia divulga imagens de crianças e adolescentes com armas e drogas no Centro de Porto Alegre
Embora semelhante às submetralhadoras da BM, a arma apreendida não seria original, mas fabricada de forma artesanal, conforme o secretário. Por isso, a investigação vai tentar identificar sua origem e se existe alguma fabricação clandestina na cidade, além de checar se ela funciona com rajadas intermitentes. Um carregador com munição de 9 milímetros também estava na mochila.
A adolescente e a mãe foram liberadas após depoimento e assinatura de termo circunstanciado. Nesta quarta-feira, a prefeitura está fazendo atendimento psicológico com a adolescente e toda a escola.
Segundo Ferreira, a apreensão surpreendeu as autoridades, visto que a escola sequer aparece no ranking das escolas mais violentas de Novo Hamburgo.
– Fazemos um trabalho preventivo nas escolas e, aquelas com alto índice de violência, têm guardas fixos. As demais são monitoradas por viaturas. Agora, colocamos guardas lá – afirmou o secretário.
Na próxima semana, a prefeitura vai lançar um novo programa, com base nas estatísticas, que é o Escola Mais Segura. Quatro novas viaturas serão entregues à Guarda Municipal para focar na segurança dos colégios.
A prefeitura de Novo Hamburgo divulgou uma nota. Leia a íntegra:
A Prefeitura, por meio da secretarias de Educação (SMED) e de Segurança Pública (SESMUR) saúda a atuação da Guarda Municipal neste caso e aguarda as investigações para saber a origem e os motivos da menor portar o material junto de seus pertences escolares. Esta ação vem ao encontro dos projetos que a Prefeitura implantou no último ano e que segue em desenvolvimento, entre eles o Escola Mais Segura, o qual está intensificando e integrando a Guarda Municipal junto das unidades de ensino como forma de prevenção e combate à violência, além de buscar a formação da cidadania.
* Zero Hora