A titular da delegacia de Homicídios de Viamão, delegada Larissa Fajardo, confirma que houve crime passional no caso sobre três corpos encontrados em uma residência da cidade, na noite de segunda-feira (1º), no bairro Santa Isabel. Segundo ela, a cena do crime, o fato dos envolvidos não estarem ligados com roubos e com tráfico de drogas e uma mensagem de despedida e de desculpas nas redes sociais dão essa certeza, pelo menos no momento, para a polícia.
O autor do crime foi identificado como Valzenir da Silva, 38 anos, que tem antecedentes criminais apenas por lesões em relação a outras pessoas. Ele mantinha relacionamento há um ano com Simone Lopes Nunez Pires, de 32 anos, e no último mês estavam afastados. Apesar de não ter ocorrência dela contra ele, testemunhas confirmam discussões e brigas entre os dois.
Valzenir colocou no Facebook, no dia 26 de julho, mensagens para amigos e familiares pedindo desculpas e se despedindo dos mesmos. A delegada Larissa Fajardo acredita ainda que o crime tenha ocorrido no domingo e só foi descoberto na noite passada.
Valzenir matou primeiro a sogra, Rosa Maria Lopes Nunez, de 58 anos, na sala da residência, com golpes de faca e de martelo. Depois matou a ex-mulher Simone, no quarto da casa, e também usou uma faca. Segundo a polícia, ele usou uma corda para se enforcar junto com o corpo da vítima.