Devido às ocorrências de violência no entorno de escolas, a Brigada Militar (BM) está priorizando parte das ações da Operação Avante no combate aos crimes registrados no entorno de estabelecimentos de ensino da Capital. A informação é do próprio comando da corporação e a medida pontual tenta minimizar o problema. Enquanto isso, a Secretaria da Segurança está em tratativas com a Secretaria da Educação para colocar neste semestre cerca de 200 PMs inativos para atuar dentro dos colégios.
Em relação à Operação Avante, a 3ª fase começou nesta quinta-feira (11) e conta com mais 200 PMs que atuam em pelotões de operações especiais. Será um total de 407 agentes para atuar no eixo Porto Alegre/Novo Hamburgo. Esse trecho concentra 80% dos crimes do estado que serão alvo dos policiais.
O secretário da Segurança, Wantuir Jacini, disse que o objetivo é reduzir roubos a pedestres, roubo de veículos, latrocínios, entre outros. Estes brigadianos receberão diárias através de recursos do Plano Estadual de Segurança. Eles são das seguintes regiões: Vale do Taquari, Serra, Fronteira Oeste, Passo Fundo e Santa Maria. Mas estas cidades não ficarão desatendidas. Também foi autorizado o pagamento de horas extras para os PMs que ficaram nestas regiões.