Os 530 candidatos aprovados no último concurso da Brigada Militar irão atuar preferencialmente em Porto Alegre e na Região Metropolitana. A definição, porém, só irá ocorrer em maio de 2017, quando a nova turma estará formada.
O governo do Estado autorizou a convocação do grupo nessa quarta-feira (17). Do total, 424 serão destinados à Polícia Ostensiva e 106 para os Bombeiros.
Os selecionados terão que apresentar novos exames médicos. O curso deverá iniciar em outubro. A partir de janeiro de 2017, os recrutas passarão a atuar em eventos fechados, com supervisão, como festividades e praças esportivas.
O concurso de 2014 foi prorrogado até dezembro de 2018. Ainda restam aproximadamente 1,7 mil aprovados para serem chamados. Já os primeiros 178 chamados neste concurso público iniciaram curso em maio. A formatura ocorrerá em dezembro.
Apesar do ingresso, o governo gaúcho não irá suprir nem a metade dos policiais militares que deixaram a corporação nos primeiros oito meses do ano. Somente em 2016, 1.287 PMs foram para a reserva. Nos quadros hoje da Brigada Militar há 18,5 mil PMs. E, de acordo com a associação de soldados, há hoje três mil policiais militares aptos a se aposentar.