Procurado pela Polícia Federal (PF) e pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o iraniano Pouria Paykani foi preso na madrugada desta sexta-feira na cidade de Chuí, no sul do Estado. A PF informou, segundo o portal G1, que Paykani tentava entrar no Uruguai em um ônibus de uma companhia do país vizinho. Ele possuía mandado de prisão para deportação em aberto em razão de estadia irregular no Brasil. A polícia não deu mais detalhes sobre o motivo da prisão, mas disse que ele será encaminhado para São Paulo.
Leia mais
Polícia brasileira busca iraniano que está clandestino e tem ordem de deportação
FBI alertou Brasil sobre suspeitos de terrorismo
Quem são os suspeitos de apologia ao terror investigados pela PF
O mandado de prisão foi expedido pela 5ª Vara Federal de Guarulhos, em São Paulo. Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) esclareceu que "requereu a prisão para deportação do mencionado cidadão, em virtude de sua situação irregular em território nacional".
O MPF afirmou ainda que a ordem de prisão foi "regularmente deferida" pela Justiça Federal, com base no Estatuto do Estrangeiro. "Trata-se de um procedimento regular utilizado em casos de pessoas indocumentadas, sem visto ou residência no país".