Após o latrocínio da vendedora Cristine Fonseca Fagundes, ocorrido na tarde desta quinta-feira em Porto Alegre, cerca de 30 pessoas se reuniram em frente à residência do governador José Ivo Sartori, em um condomínio na Avenida Diário de Notícias, na zona sul da Capital, por volta das 22h30min de quinta-feira.
Os manifestantes, integrantes dos grupos Segurança Já e Segurança Urgente, ascenderam velas em frente ao complexo residencial e colocaram um caixão simbólico. Cruzes com os nomes das vítimas de crimes recentes no Estado também foram expostas no local.
Leia mais:
Após latrocínio, secretário da Segurança Pública pede demissão
"Era uma batalhadora", diz irmão de mulher morta ao buscar filho em escola
Veja dicas na hora de buscar os filhos na escola
– Estamos apavorados com a situação da segurança no Estado. Queremos medidas efetivas na área. Queremos a saída do secretário da Segurança – disse a professora Cristina Campagna, 43 anos, uma das líderes do Segurança Urgente.
Em meio ao protesto, saiu a notícia da exoneração de Wantuir Jacini. A informação foi comemorada pelos manifestantes. Eles pedem o nome de Enio Bacci, ex-secretário de Segurança do Estado no governo Yeda Crusius.
Em meio ao ato alguns participantes gritavam por um megafone: "Desce Sartori. Você é cúmplice. Segundo um dos líderes do Segurança Urgente, que pediu para não ser identificado, o objetivo deles é "cobrar medidas para enfrentar a insegurança enfrentada pelos gaúchos".
– Esse protesto também serve para homenagear a Cristine e todas as outras vítimas da insegurança no Estado – disse o manifestante.
O ato foi combinado e organizado através das redes sociais logo após a confirmação da morte de Cristine, vitima de um latrocínio na tarde de quinta-feira quando chegava para pegar o filho no Colégio Dom Bosco, no bairro Higienópolis, zona norte de Porto Alegre.
Os integrantes do protesto esperaram a chegada do governador no local até as 23h50min, depois dispersam do local. Depois da manifestação, o caixão foi fixado em um posto em frente ao condomínio.
*Zero Hora