A Polícia Civil fez a 47ª prisão por tráfico de drogas em Cachoeira do Sul, na Região Central, na segunda-feira (4). Conforme o delegado José Mota, a Delegacia Regional criou uma equipe especial, este ano, para investigar especificamente casos de tráfico.
Mota aponta que não houve apreensão de um número expressivo de droga, entre maconha, crack, cocaína e ecstesy, mas chama a atenção, a nível estadual, a quantidade de prisões. Isso, pois para a Polícia Civil o combate ao tráfico impacta a ocorrência de outros crimes, principalmente roubos e furtos. Cachoeira do Sul já estima 25% de redução nos dois crimes.
Normalmente, na avaliação da polícia, o traficante é alguém que vive em um espaço de vulnerabilidade social e com pouca instrução, ou seja, que teve acesso restritos aos direitos que o poder público deveria garantir.
O Beco dos Trilhos e o bairro Tibiruçá são os locais que foram alvo de investigação pelo maior número de vezes e onde houve maior número de prisões. O caso de maior repercussão foi o de um adolescente apreendido com 2 kg de maconha. Ele foi solto e responde em liberdade pelo crime. A droga foi apreendida.