Uma troca de tiros entre criminosos e a Brigada Militar deixou quatro mortos em frente ao Hospital Cristo Redentor, na zona norte de Porto Alegre, no final da tarde desta sexta-feira (22). Dois policiais também ficaram feridos na ocorrência.
Segundo a polícia, nove suspeitos estavam em dois veículos - um i30 prata e um Civic preto. A ocorrência iniciou quando a Brigada Militar suspeitou dos veículos na Rua Alberto Barbosa, no bairro Vila Jardim. Na Rua Walter Boehl, os criminosos atiraram contra a viatura. Um dos policiais militares ficou ferido e os brigadianos se deslocaram para o Hospital Cristo Redentor.
Chegando na instituição, na avenida Assis Brasil, a viatura encontrou novamente o veículo i30. Houve perseguição e nova troca de tiros, que terminou na Rua Domingos Rubbo, em frente ao hospital.
"Aqui, próximo, a gente se deparou com o i30. E, da mesma forma, eles atiraram novamente e a gente revidou até neutralizar os indivíduos. Eles estavam armados com fuzil", contou o sargento Alexsandro Jacobowski, que participou da ação.
Os cinco suspeitos que estavam no Civic conseguiram fugir. Já os quatro que estavam no i30 foram mortos. Os brigadianos feridos foram encaminhados ao Cristo Redentor. Um deles já foi liberado. O outro policial segue em atendimento, e não corre risco.
Em entrevista ao Estúdio Gaúcha, o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) avaliou a conduta dos policiais durante a ação e disse que os brigadianos só reagiram pois foram atacados pelos suspeitos.
"Concordo que essa região é bem na frente do Hospital, que envolve um risco maior, mas dentro da nossa atividade nós, às vezes, não temos escolha do ambiente em que se dará o confronto armado. Seria algo inviável de se exigir do policial que ele fosse alvo da agressão e que não reagisse... Ele tem que reagir, ele tem que proteger a sua vida", explicou o tenente-coronel Régis Rocha da Rosa.
A Rua Domingos Rubbo, que ficou bloqueada por mais de três horas para atendimento da ocorrência, foi liberada por volta das 21h. Os atendimentos para novos pacientes no Hospital Cristo Redentor foram retomados às 21h20, após serem suspensos devido ao tiroteio. As visitas só serão permitidas a partir deste sábado (23), por causa do horário padrão da instituição.
Investigação
A Polícia Civil já iniciou as investigações sobre o caso. De acordo com o delegado Alexandre Vieira, da 9ª Delegacia de Polícia, já se sabe que o i30 envolvido na ocorrência foi roubado nesta quinta (21) no bairro Três Figueiras. A investigação ficará a cargo da 3ª Delegacia de Homicídios da Capital.