Um grupo de moradores da região metropolitana resolveu fazer a diferença e está reformando ele próprio praças dos bairros Algarve e Porto Verde, em Alvorada. Desde maio, já são cinco praças devolvidas à comunidade. A organização é da associação de moradores, composta por 12 integrantes, mas os mutirões reúnem até 70 pessoas que ajudam a limpar, pintar e revitalizar os locais.
A reforma é financiada por doações dos próprios moradores e de comerciantes da região e a maioria dos materiais usados são reciclados. Como os pneus que se transformam em esculturas: são girafas, personagens de desenho animado ou jacarés, que servem de brinquedo para as crianças. Tem também xícaras e joaninhas onde foram plantadas flores. Tudo feito com pneus que ajudariam a poluir a cidade se fossem descartados de maneira incorreta.
O presidente da associação, Ricardo Dias, ressalta que a ideia foi fazer com que os moradores voltassem a frequentar as praças: "Uma das questões que amedronta o bairro é a segurança. Com as revitalizações, a comunidade tem ocupado as praças e os vizinhos tem se conhecido. A gente acredita que isto tenha ajudado a reduzir os índices de violência no bairro, pois quando você conhece o vizinho do lado, sabe o horário que ele chega e pode perceber se tem algo errado e avisar a polícia”, exemplifica Dias.
Por enquanto, apenas estes dois bairros receberam as melhorias, mas o presidente diz que a ideia é multiplicar as ações em outros bairros e associações do município.