A Brigada Militar (BM) promete atuar com agentes disfarçados e reforçar o policiamento nos ônibus de Porto Alegre a partir desta quarta-feira (23). O plano de atuação foi apresentado aos rodoviários da Carris, que decidiram retomar, a partir das 17h, o funcionamento de duas linhas de ônibus da companhia, paralisadas desde o início da tarde desta quarta. No final do mês passado, cobradores e motoristas já haviam paralisado seis linhas pelo mesmo motivo - os assaltos - e a BM já havia prometido reforçar o policiamento. No entanto, o subcomandante do 19ª Batalhão de Polícia Militar da Capital, major Alexandre da Rosa, alega que o efetivo deslocado para a Copa será novamente utilizada na segurança dos ônibus.
"Nós tínhamos uma certa dificuldade em função da Copa. Encerrado esse assunto do Mundial, nós temos o retorno do efetivo do policiamento ostensivo, e também temos o retorno do efetivo discreto, na área de inteligência, que estava muito concentrado nas questões da Copa", esclarece.
O major Alexandre da Rosa também defende que a polícia vai retomar as abordagens nas paradas de ônibus e pediu que os motoristas e cobradores colaborem no mapeamento das regiões com maior incidência de assaltos na Capital, além da identificação dos criminosos. No próximo dia 4, a Brigada Militar promete apresentar aos rodoviários um balanço da atuação no período e para rediscutir estratégias de segurança nos ônibus de Porto Alegre.