Álvaro Andrade
Direto de Faxinalzinho
O aniversário de 26 anos de criação do município de Faxinalzinho, no norte do Estado, ocorreu nesta segunda-feira (12) sem festa na cidade. Atividades culturais, shows musicais e almoços festivos em comunidades do interior foram cancelados nos últimos dias devido à tensão entre índios e agricultores desde a morte de dois homens, no final do mês de abril.
O feriado municipal faz com que o comércio esteja fechado nesta segunda-feira. Embora não tenham sido registrados novos atritos entre produtores rurais e indígenas, o efetivo da Brigada Militar segue reforçado. Não há bloqueio em estradas, e o clima nas aldeias é de aparente normalidade.
O prefeito de Faxinalzinho, Selso Pelin, está em Brasília participando da Marcha Nacional dos Prefeitos. Ele buscará incluir na pauta do encontro a cobrança sobre o governo federal por uma definição quanto às demarcações de novas reservas indígenas no norte gaúcho. As aulas suspensas há duas semanas devem ser retomadas na próxima quarta-feira, caso não ocorram novos protestos de índios.
Ainda restam três mandados de prisão a serem cumpridos pela Polícia Federal de indígenas suspeitos de participação na morte dos dois agricultores. No entanto, não há previsão de quando isso ocorrerá. Os cinco índios presos na semana passada foram transferidos para Charqueadas. Eles começarão a ser ouvidos pela PF a partir de amanhã.