Esquema de segurança é planejado para o confronto entre Grêmio e Newell's Old Boys, visando o Mundial. O exercício coordenado está em andamento para o jogo da Libertadores da América e serve como teste para os jogos da Copa do Mundo na capital gaúcha.
A atividade começou na terça-feira (11/03), às 19h e continua até às 19h de sexta-feira (14/03). Segundo o diretor do Departamento de Comando e Controle Integrados, coronel Antônio Scussel, o objetivo é monitorar torcedores argentinos visando à preparação para o jogo entre Argentina e Nigéria, no dia 25 de junho, no estádio Beira-Rio.
Para a partida desta quinta, haverá uma Plataforma de Observação Elevada, do lado de fora da Arena, além de câmeras da EPTC e do próprio estádio. As imagens serão recebidas no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp), onde será instalado provisoriamente um Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R), a partir das 17h.
O trabalho do exercício coordenado começou pela fronteira, já que muitos torcedores utilizam ônibus e carros. "Queremos que as torcidas estrangeiras saibam, desde já, que a segurança pública está organizada e preparada para a Copa do Mundo", afirma o coronel Scussel.
Além da Secretaria da Segurança Pública e suas vinculadas, participam a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Vigilância de Produtos Agrícolas (Vigiagro), Forças Armadas, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Trensurb, Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Guarda Municipal, EPTC, Defesas Civil municipal e estadual, Infraero e Samu.
Grêmio e Newell's Old Boys se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h15, pela terceira rodada da Libertadores da América. A expectativa é de Arena lotada, com, aproximadamente, 45 mil torcedores.