O secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, afirmou nesta manhã que está solicitando à Justiça que dois internos da Casa de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caxias do Sul sejam transferidos de forma isolada para outras unidades. Eles são acusados de provocarem as duas rebeliões que aconteceram na unidade em menos de uma semana. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o secretário prometeu também o reforço de 15 servidores com experiência para atuar em momentos de crise.
Como os jovens já têm 18 anos, Fabiano disse que cabe a Justiça decidir ser eles serão transferidos para um presídio ou se continuam na Case de Caxias ou em alguma outra unidade da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase).
Pereira também comentou sobre a possibilidade de construção de um novo prédio para a Case em Caxias. Ele disse que ainda não existe recurso para isso, apenas uma promessa do governo federal, e que a Secretaria já tem terrenos à vista, mas que ainda estão em análise.