A sequência de estupros ocorridos recentemente em locais públicos do Rio de Janeiro foi tema de uma reportagem do jornal americano The New York Times, publicada na sexta-feira.
O texto lembrou pelo menos três episódios dos últimos meses - entre eles, o abuso sofrido por uma turista dentro de uma van, no final de março.
O jornal comparou os casos aos estupros coletivos registrados na Índia, que provocaram tumultos e protestos, e com o surto de casos de abuso sexual ocorridos no Egito.
Para o New York Times, as ocorrências do Rio representam uma contradição, no momento em que o Brasil tem a primeira presidente mulher, Dilma Rousseff, e que a Polícia Civil do Rio é chefiada por uma mulher, Martha Rocha.
"O Brasil tem uma uma presidente mulher, uma mulher como comandante da polícia e uma mulher como líder de sua companhia nacional de petróleo (Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras) - e, mesmo assim, só depois de uma americana ter sido violentada as autoridades se envolveram a fundo e prenderam suspeitos do caso", comenta o texto.