O governo federal, por meio do Ministério da Justiça, anunciou na manhã desta quarta-feira o lançamento do Programa Brasil Mais Seguro. O piloto será implementado em Alagoas - Estado com maior índice de homicídios do país: acima de 65 para cada cem mil habitantes - e poderá ser estendido para outros Estados. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, não divulgou quais serão as próximas regiões a receber o programa, mas disse que isso deve ocorrer só daqui a dois meses. Os Estados devem demonstrar interesse ao governo federal para serem incluídos no Brasil Mais Seguro.
A intenção do programa é enfrentar a criminalidade e a impunidade com a melhoria da investigação das mortes violentas, o fortalecimento do policiamento ostensivo e comunitário, e o controle de armas.
Em Alagoas serão investidos R$ 25 milhões. Os recursos federais irão para o sistema de Justiça, às Polícias Federal e Rodoviária Federal, à aquisição de equipamentos, à capacitação e ao aperfeiçoamento da polícia técnica, além de instalação de bases fixas e móveis de videomonitoramento.
Na parceria, o governo estadual se compromete a abrir concurso para as polícias Civil e Militar e criar um departamento especializado para investigação de homicídios. Além disso, policiais que apreenderem armas serão gratificados.