Período em que muita gente aproveita para entrar em férias, o verão é também época de saborear uma suculenta melancia gelada. Contudo, os apreciadores da fruta podem temer degustá-la após lerem relatos de explosões decorrentes do uso de fertilizantes, que acelerariam a maturação da fruta e causariam problemas de saúde em seres humanos, como câncer.
Os textos desses relatos, disponíveis na internet, indicam que as melancias explosivas vêm sendo cultivadas na China. Ainda é possível encontrar citações ao uso de forclorfenurão, uma substância química encontrada em um fertilizante usado para acelerar o crescimento da fruta em até 20%.
Conforme um desses textos, “quando a fruta é partida ao meio, é possível notar que ela apresenta algumas rachaduras no seu interior. O seu sabor e a sua textura também podem sofrer alterações pelo forclorfenurão. A semente, que costuma ser preta, pode se tornar branca, mostrando algumas mudanças na sua aparência, facilitando a descoberta da utilização da substância química”. Mas o pesquisador chinês Cui Jian, citado nesse relato, não acredita em prejuízos à saúde, mesmo com a fruta passando por processos químicos.
Os estudiosos rechaçam a possibilidade de câncer em seres humanos. No entanto, explicam que a substância pode causar graves lesões, inclusive no interior do estômago. Mas, afinal, o forclorfenurão causa câncer ou outros problemas de saúde? São usados fertilizantes que fazem a melancia explodir ou rachar? Melancias rachadas causam problemas de saúde?
O assistente técnico regional em sistema de produção vegetal da Emater Derli Paulo Bonine afirma desconhecer casos de explosão de melancias na região de Lajeado, Vale do Taquari, onde ele atua, ou em outros locais do Brasil. Segundo o especialista, existem casos de rachaduras da fruta, muitas vezes devido à má distribuição das chuvas nas áreas de plantio – mas elas não têm a ver com fertilizantes.
— Às vezes, fica muito tempo sem chover em um local, prejudicando a maturação da fruta e impedindo o crescimento dela. Quando as chuvas retornam à normalidade, o acúmulo de água faz o crescimento da polpa se acelerar e, com isso, a casca rachar, pois não conseguiu acompanhar — explica Bonine.
Conforme ele, dificilmente ocorrerá um caso de uma plantação inteira de melancias rachadas, pois as frutas não amadurecem todas ao mesmo tempo. O consumo da fruta com a casca rachada também não é prejudicial à saúde, desde que a polpa não tenha contato direto com o solo – o que poderia contaminá-la.
Em relação ao forclorfenurão, o assistente técnico afirma se tratar de um regulador de crescimento vegetal utilizado na agricultura e horticultura para aumentar o tamanho de, por exemplo, kiwis e uvas de mesa, para promover a divisão celular, melhorar a qualidade das frutas e aumentar os rendimentos das plantações. A substância também pode ser utilizada no cultivo das melancias, mas sem riscos à saúde, devido às baixas quantidades de produto que são usadas nesses casos.