O câncer é uma das doenças das quais a população mais anseia por uma cura definitiva e, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha em 2016, também é a que os brasileiros mais temem: 65% dos entrevistados afirmaram que receiam desenvolver o problema ao longo da vida. E a internet, claro, apresenta inúmeras “soluções” para esse mal: uma das mais recentes, que circula principalmente em mensagens no WhatsApp, afirma que água de coco quente é capaz de curar todos os tipos de câncer. Mas será que é verdade?
Infelizmente, é somente mais um boato que circula pelas redes. A mensagem diz que, para obter a cura de qualquer câncer, basta adicionar de dois a três flocos de coco em um copo de água quente para obter uma bebida alcalina, benéfica a qualquer pessoa. O boato é apenas uma “reformulação” de outro que já circulou pelas redes e foi desmentido por especialistas, com uma diferença: a fruta em questão era o limão, não o coco.
É verdade que beber água de coco faz bem para a saúde – ela é uma boa fonte de hidratação para o corpo. A bebida é rica em minerais como potássio, cálcio, fósforo, sódio e magnésio, e também em vitamina C e vitaminas do complexo B, o que faz dela muito saudável. Mas, assim como qualquer outro alimento, não exerce qualquer influência na cura do câncer.
– A água de coco é saudável por conta dos minerais presentes nela. Costumamos recomendar em épocas de muito calor e quando se pratica atividades físicas. É até melhor do que os isotônicos – explica Caroline Boligon, nutricionista e especialista em oncologia do Hospital Mãe de Deus.
A mensagem informa, ainda, que a bebida é capaz de regular a pressão arterial elevada, evitar trombose e ajudar na circulação, mas isso também não é verdade.
– Ela é rica em flavonoides, que já sabemos ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, mas não há nenhum estudo que comprove que a água de coco cure os problemas citados – afirma Caroline.
De acordo com Luciane Cruz, nutricionista do serviço de oncologia pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), é preciso ficar atento às dicas da mensagem, já que no início é afirmado que a solução seria água de coco quente, mas depois indica que a mistura seja feita com a polpa da fruta:
– A polpa misturada com água quente é diferente da água de coco aquecida. Nem uma nem outra é capaz de curar ou prevenir o câncer, mas as propriedades são diferentes. Em ambos os casos, não faz o menor sentido aquecer.
A nutricionista ainda explica que a água de coco faz parte da dieta de pacientes com câncer, mas não para curar ou prevenir o problema, e sim amenizar um efeito que surge após a quimioterapia, a mucosite oral, que consiste em uma inflamação na parte interna da boca.
– Indicamos que esses pacientes bebam a água de coco bem gelada ou até mesmo que façam blocos de gelo com a bebida. Substâncias geladas são ótimas nesses casos, pois ajudam a aliviar esse e outros sintomas, como náusea, por exemplo, muito comum durante a quimioterapia – afirma Luciane.
Marcelo Capra, coordenador do serviço de hematologia e oncologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, afirma que, apesar das propriedades saudáveis da fruta, a informação é completamente falsa, sem nenhum estudo científico que possa de fato comprovar sua eficácia. Segundo ele, é comum que pacientes nessa situação procurem métodos alternativos, mas que é importante conversar com o médico para saber se a medida interfere ou não no tratamento convencional.
– A única maneira comprovada de evitar câncer é o estilo de vida saudável, incluindo alimentação balanceada e prática de exercícios. Isso serve também para prevenir outras doenças – diz Capra.