Pessoas com cem anos não são comuns de se encontrar por aí. Irmãs gêmeas com essa idade, então, muito menos. É o caso de Maria Pignaton Pontin e Paulina Pignaton Pandolfi, nascidas em Ibiraçu, no norte do Espírito Santo. As duas completarão um século de vida no dia 24 de maio.
Para marcar a data, foi feito um ensaio fotográfico mostrando a simpatia das vovós. O registro, publicado no Facebook, viralizou. Quase 90 mil pessoas reagiram à publicação na rede social até a tarde desta quarta-feira (17), além dos mais de 11 mil comentários.
Leia mais
Conheça os jovens que fazem "tornando o impossível possível" em vídeos
Sem descanso, homem vende porco "danado" pela internet, e anúncio viraliza
Jovem é contratado após pedido de emprego viralizar nas redes sociais
A ideia de registrar as gêmeas seculares surgiu quando a fotógrafa Camila Lima viu uma reportagem de televisão contando a história de Maria e Paulina.
Camila trabalha com fotografia de idosos e decidiu dar o ensaio às irmãs como um presente de aniversário. Elas logo toparam, e as fotos foram produzidas na tarde de segunda-feira (15).
– Eu estava em casa almoçando quando vi a história na televisão. Estavam falando sobre a saúde de ferro das duas. Fiquei encantada, me apaixonei. Nunca vi ninguém com cem anos. Gêmeas, ainda? Entrei em contato com a produção do jornal e consegui falar com a família, ofereci o ensaio e elas toparam – contou a fotógrafa.
Como tiveram de ir até Vitória para o ensaio – cerca de uma hora e meia de viagem – as irmãs estavam preocupadas com o cabelo, queriam sair bem nas fotos. Mas isso não foi problema. O ensaio fotográfico contou com toda a produção a que se tem direito: Maria e Paulina fizeram maquiagem, cabelo e até receberam figurino especial. Camila lembra que, mesmo fotografando há oito anos, nunca tinha visto idosas tão dispostas e saudáveis.
– Elas são um amor. São como a maioria dos irmãos. Elas brincam e discutem, estão sempre juntas. São muito ativas, brincalhonas e engraçadas – recorda a fotógrafa.
A festa do século
Apesar de completarem cem anos no dia 24, a festa de um século de vida das gêmeas ocorre no dia 20, próximo sábado. O cerimonial, em Ibiraçu, deve reunir mais de 200 pessoas.
– São aproximadamente 200 pessoas que vão na festa, só gente da família. Aqui é uma cidade pequena, então todo mundo mora perto – explica a neta de dona Paulina, Tatiani Mai.
Paulina mora em João Neiva, e Maria, no município de Aracruz, cerca de 30 quilômetros distante.
Saúde de ferro
Mesmo em uma idade tão avançada, as gêmeas se orgulham de serem saudáveis e dispostas. Maria nunca teve nenhum problema sério de saúde, mas Paulina já passou por três infartos e um câncer no intestino, dos quais se recuperou por completo.
– No último infarto que minha avó teve, o médico mandou buscar ela no hospital para morrer em casa, desacreditou nossa família. Busquei ela e depois de 10 dias estava recuperada, andando por aí novamente – recorda Tatiani.
Segundo a neta, apesar de morarem separadas, sempre que possível, as irmãs estão juntas. Paulina mora sozinha com uma cuidadora, e Maria vive com um filha. Ambas fazem caminhadas diariamente, cuidam da casa, fazem comida e adoram assistir missas na televisão.
Tatiani ainda diz que as vovós estão amando os momentos de fama e que a neta tem de mostrar tudo que sai na internet sobre elas.
– Cada vez que sai algo novo elas amam, estão assistindo ao jornal todo dia para ver quando aparecem – conta Tatiani, bem-humorada.
A família, claro, não parou nas duas, Maria tem cinco filhos (uma já falecida), 12 netos, 7 bisnetos e um tataraneto. E Paulina tem seis filhos (um falecido), 19 netos e 16 bisnetos. As duas têm ainda mais três irmãos vivos, de um total de 18. Entre os vivos, o caçula tem 90 anos.
– É uma família muito saudável, acho que é genético – brinca a neta.
*Produção: Alberi Neto