Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, descobriu algo que vai deixar muita gente feliz: vegetais fritos podem trazer mais vantagens para a saúde do que quando são cozidos. Isso desde que a fritura seja feita em azeite extra virgem.
A descoberta foi feita quando a universidade espanhola realizava estudos sobre a famosa dieta mediterrânea, baseada especialmente em vegetais e azeite extra virgem, que já foi associada à prevenção de doenças degenerativas por conter substâncias antioxidantes. Vegetais crus como batata, abóbora e tomate são cheios de fenóis, um grupo de antioxidantes. Durante os estudos, os pesquisadores se perguntaram se essas substâncias se perdiam conforme o processo de cozimento. A novidade foi que quando os vegetais foram feitos usando azeite extra-virgem, que também é rico em fenóis, esses compostos foram transferidos para a refeição. Assim, a quantidade de antioxidantes aumentou.
Leia mais:
Ervas e iogurte são boas opções de molhos para saladas. Veja receitas
Alimentação com menos sal poderia salvar milhões de vidas, diz estudo
Torradas queimadas podem causar câncer, alerta agência britânica
Com a fritura, as gorduras e calorias dos ingredientes também aumentaram, mas os pesquisadores acreditam que os resultados podem inverter a lógica de que toda a fritura é ruim. Sendo assim, os alimentos fritos em azeite extra virgem demonstraram potencial maior em prevenir diabetes, câncer e outras doenças degenerativas.