Nos dias quentes, o corpo pede alimentos mais leves, de fácil digestão. Assim, as frutas acabam sendo uma ótima escolha no verão. Refrescantes, elas oferecem nutrientes necessários ao organismo, sendo repletas de vitaminas, minerais e antioxidantes.
– Por causa do calor desta estação, nós temos moleza, fadiga, e a digestão fica mais lenta. Por isso, a gente precisa consumir alimentos leves para facilitar a circulação do sangue e evitar o mal-estar – explica a nutricionista do Hospital Mãe de Deus Janete Haider.
Leia também:
Queijos vegetais: conheça os benefícios e saiba como preparar duas versões
Nice creams: aprenda a preparar três sorvetes saudáveis
As frutas do verão, como melancia e melão, são ricas em água e ajudam na hidratação. Nos dias de calor, o suor aumenta, e o corpo perde mais líquido.
– A natureza é muito sábia. Ela produz os frutos de acordo com as estações e com o que o organismo precisa ingerir em determinadas épocas – diz Janete.
Além disso, comprar os alimentos da temporada gera uma economia, já que são mais baratos neste período.
Confira quais são as frutas da estação e conheça os seus benefícios.
AMEIXA VERMELHA
Fruto rico em potássio, vitamina A e E.
• Valor calórico: uma unidade tem 35 calorias.
CEREJA
Rica em antioxidantes e com um bom teor em fibra, cálcio, ferro e vitamina A, B e C.
• Valor calórico: 70 calorias em meia xícara.
FIGO
Fonte de fibras e potássio, o figo é um fruto altamente energético por ser rico em açúcar.
• Valor calórico: uma unidade tem 35 kcal.
FRAMBOESA
É um dos alimentos de origem vegetal com mais alto teor de fibras. Fonte de vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, ferro, a framboesa é também rica em antioxidantes.
• Valor calórico:52 calorias em ½ xícara.
MELÃO
Rico em água e, por isso, muito hidratante. Apesar do sabor doce, o melão é pobre em açúcar. É também fonte de vitamina C e tem baixo valor energético.
• Valor calórico:uma fatia tem 40 calorias.
MELANCIA
Tem valor calórico muito reduzido porque o principal componente é a água. Contém vitaminas A, B6 e C e o seu mineral mais rico é o magnésio.
• Valor calórico: uma fatia fina tem 30 calorias.
MORANGO
Pouco calórico, o morango contém vitaminas C e B9 e alguns minerais, como o ferro e o potássio. As sementes estimulam o trânsito intestinal.
• Valor calórico:cinco unidades têm 30 calorias.
PÊSSEGO
O pêssego é uma boa fonte de betacaroteno, vitamina C e K e pectina. Com baixo valor calórico, essa fruta é rica em antioxidantes, importantes para combater o envelhecimento precoce.
• Valor calórico:uma unidade tem 35 calorias.
MARACUJÁ
Além de ser um calmante natural, a polpa da fruta é rica em vitaminas do complexo B e C.
• Valor calórico: 50 calorias em meia unidade.
MANGA
Contém vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, ferro e principalmente alto teor de vitaminas A e C. É devido a este teor de vitamina A que a manga é considerada um excelente antioxidante.
• Valor calórico:120 calorias em meia unidade.
UVA
É uma fonte boa de vitaminas C, A, K e vitaminas do complexo B.
• Valor calórico:um cacho médio tem 67 calorias.
Invista nas cores
O Ministério da Saúde recomenda consumir, no mínimo, três porções de frutas por dia. A nutricionista Jacira Santos indica comer tipos que tenham cores diferentes, já que isso possibilita maior variedade de nutrientes.
Frutas amarelas: contêm o betacaroteno e toda uma família dos chamados carotenoides, que são transformados em vitamina A no organismo, sendo benéficas para a visão e a função imunológica.
Frutas vermelhas: têm licopeno, que protege órgãos reprodutores.
Frutas roxas: contêm antocianinas que atuam positivamente em vasos sanguíneos e também previnem a perda de memória decorrente do envelhecimento.
Frutas verdes: ricas em isotiocianatos, elas atuam na desintoxicação natural do organismo.
Como higienizar e conservar as frutas
Para fazer a higienização, você pode pegar uma colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água e deixar as frutas por 15 minutos. Depois, enxágue.
Para conservar esses alimentos por mais tempo, após a higienização, você pode congelá-los em fôrmas de gelo. Ou então guardá-las em sacos plásticos com zíper e deixar na geladeira.