Pesquisadores do Houston Methodist, nos Estados Unidos, desenvolveram um software de inteligência artificial capaz de interpretar de forma extremamente confiável uma mamografia. Com o programa, o risco de câncer de mama pode ser previsto com exatidão e rapidez, sem a necessidade de realizar biópsia.
De acordo com o estudo publicado na revista científica "Cancer", a ferramenta consegue interpretar o exame 30 vezes mais rápido do que os métodos tradicionais e com 99% de precisão.
Leia mais:
Inclusão de medicamento no SUS aumentaria em dois anos sobrevida de pacientes com câncer de mama
Dieta masculina afeta risco de câncer de mama na prole feminina
– Este software revisa milhões de registros em um curto espaço de tempo. Isso permite reduzir o número de biópsias desnecessárias – destacou o presidente do Departamento de Sistemas e Bioengenharia do Houston Methodist Research Institute, Stephen T. Wong.
Hoje, quando uma mamografia é considerada "suspeita" e há entre 3% e 95% de risco de câncer, as pacientes são encaminhados para biópsia, que é a retirada de uma pequena parte do tecido com agulhas.
Para validar a ferramenta, os pesquisadores a utilizaram para analisar mamografias e relatórios de patologias de 500 pacientes com a doença. Pouco tempo depois, todos os registros haviam sido avaliados com sucesso. Em contrapartida, foram necessárias entre 50 e 70 horas para que dois médicos analisassem apenas 50 prontuários.