Depois de avaliar uma série de pesquisas científicas sobre a temperatura de bebidas como o chá, o café e o mate, a Organização Mundial da Saúde divulgou, na quarta-feira, que consumir esses itens a mais de 65ºC pode causar câncer de esôfago.
A avaliação sobre o potencial cancerígeno do consumo de bebidas muito quentes foi publicada na revista científica The Lancet Oncology. A entidade fez questão de explicar que, até certa temperatura, chimarrão, café e chá não têm efeito cancerígeno.
Leia também:
Como saber se o chimarrão está na temperatura adequada para a saúde
Chimarrão e outras bebidas muito quentes podem causar câncer de esôfago
A temperatura correta para preparo dessas bebidas está de acordo com a recomendação do principal órgão mundial para a saúde?
ZH falou com especialistas sobre as melhores formas de preparo.
Café
Sobre a bebida, a OMS tomou outro posicionamento. A partir de agora, a bebida não está mais na lista de possíveis causadores de câncer de bexiga, pâncreas e próstata. Na hora de prepará-la, Paula Alves, barista do Baden Torrefação de Cafés, dá algumas dicas, que servem tanto para o café espresso quanto para o passado.
Temperatura de fervura da água: por volta de 95ºC. O líquido deve ser acrescentado ao pó de café estando entre 93ºC e 94ºC. O valor é alcançado de forma fácil.
– A gente recomenda que espere a água ferver e borbulhar e aguarde alguns segundos antes de colocar no pó. É só o tempo de pegar a chaleira e levá-la para a sala – explica.
Mais quente do que isso, o café fica amargo.
Chá e infusão
A especialista Dani Lieuthier, proprietária da escola Instituto Chá, em Curitiba, ressalta que a bebida só recebe esse nome quando usa a planta Camellia sinesis. Isso inclui os chás preto, branco, verde, oolong (também chamado de azul), amarelo e escuro.
Qualquer outra mistura, com frutas, raízes ou folhas, é infusão. E cada uma tem uma especificidade:
Chá branco: adicionar água entre 70ºC e 80ºC. Deixar as folhas imersas entre 2 min e 4 min.
Chás verde e amarelo: adicionar água entre 70ºC e 80ºC. Deixar as folhas imersas entre 3 min e 4 min.
Chá oolong (chá azul): adicionar água entre 80ºC e 85ºC. Deixar as folhas imersas entre 3 min e 4 min.
Chá preto: adicionar água entre 80ºC e 95ºC. Deixar as folhas imersas entre 3 min e 5 min.
Chá escuro: adicionar água em 95ºC. Deixar as folhas imersas entre entre 1 min e 2 min.
Infusão: não há problema em adicionar a água com 100ºC. O tempo de imersão varia entre 5 min e 10 min para cada tipo.
Segundo Dani, depois do tempo indicado, pode-se tirar as folhas da imersão e esperar mais um ou dois minutos que a temperatura deve chegar perto dos 65ºC.