A grande procura por vacinas contra gripe em Porto Alegre reduziu os estoques oferecidos pelas clínicas particulares. Em apenas um dos oito estabelecimentos pesquisados na manhã desta quinta-feira por ZH, ainda há disponibilidade de doses. A reportagem não conseguiu contato com outras duas clínicas. A previsão é de que novos lotes de imunização comecem a chegar aos estabelecimentos entre sexta-feira e a semana que vem.
Com preços que vão de R$ 70 e podem chegar a R$ 120, grande parte das vacinas só devem começar a chegar novamente às clínicas a partir da semana que vem. O único local ouvido por ZH que ainda possui as doses é a Imune, nas unidades BarraShopping e Shopping Iguatemi, que trabalha oferecendo um número específico de doses por dia, que não é pré-estabelecido.
Leia mais:
Confira a localização das clínicas
Quais os sintomas da gripe H1N1 e o que é preciso saber sobre a vacina
Vacina é fundamental ou não?
Secretaria da Saúde confirma morte, em Vacaria, de homem que contraiu gripe H1N1 no Paraná
– A orientação é avisar as pessoas da fila que a vacinação pode ser interrompida a qualquer momento por falta do produto ou por uma questão de atendimento – explica Ricardo Feijó, um dos sócios do estabelecimento.
É importante lembrar que as doses para menores de três anos ainda não foram liberadas, e só devem começar a circular nas próximas semanas. Está marcado para o próximo dia 25 o começo da campanha de vacinação no Estado para os grupos de risco. Integram esse grupo idosos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, pessoas com doenças crônicas, obesidade, diabetes, asma, hipertensão e HIV, pacientes com câncer e transplantados, profissionais da área de saúde, indígenas, detentos e funcionários do sistema carcerário.