Os exames feitos em quatro presos do Presídio de Passo Fundo deram resultado positivo para a gripe H1N1. O resultado foi entregue pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) na tarde desta quinta-feira. As informações são da Rádio Gaúcha.
No total, 162 presos apresentaram sintomas, mas os exames foram feitos por amostragem em quatro deles. Dois funcionários ainda foram afastados com suspeitas de gripe A.
Com a confirmação, o presídio suspendeu as visitas e audiências até o dia 22 de abril. Além disso, o local não está recebendo novos detentos.
Os presos já estão recebendo o medicamento Tamiflu. O diretor do presídio, Renato Garlet, explica que não é possível separar os doentes dos demais, mas todos estão sendo vacinados.
– A maioria já tomou a vacina e amanhã outras cem pessoas que ainda restam farão o uso da medicação para evitar a proliferação. Nós não temos estrutura para separá-los – explica.
O presídio abriga 687 homens no regime fechado. Eles começaram a relatar sintomas de gripe na semana passada. No último final de semana, as visitas de sexta, sábado e domingo também não ocorreram.
Presídio de Lajeado também suspende visitas por suspeita de gripe
As visitas de familiares no Presídio Estadual de Lajeado, no Vale do Taquari, também foram canceladas pela direção da instituição, pelo menos até o próximo domingo. A medida foi tomada em razão da suspeita de que cerca de 90 detentos e dois funcionários estejam com a gripe H1N1.
A administradora do presídio e um agente penitenciário apresentaram sintomas e foram afastados das atividades até se recuperarem. Os presos com suspeitas foram isolados dos demais e já estão recebendo atendimento médico.
O Presídio abriga 330 detentos. As audiências estão canceladas por tempo indeterminado.
*Rádio Gaúcha