O Hospital Mãe de Deus lançou, na manhã desta terça-feira, em Porto Alegre, o projeto do Hospital do Câncer, que deve triplicar a capacidade de atendimento a pacientes com câncer da instituição. Conforme o superintendente executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus, o novo hospital, com previsão de conclusão para 2018, atenderá a uma "necessidade social", e representa uma evolução do atual Instituto do Câncer, em funcionamento desde o ano 2000. A implantação do novo hospital ocorrerá em três fases – a última delas prevê um prédio, com entrada pela Rua Grão Pará. O investimento de cerca de R$ 70 milhões, será custeado com recursos do Mãe de Deus.
Saiba mais sobre o projeto do Hospital do Câncer
David Coimbra: Ter câncer
– O recurso ainda não existe, mas nós já temos a experiência de 16 anos do Instituto do Câncer. Se o hospital continuar nesse caminho, o investimento pode ser maior ainda – disse o diretor técnico do Hospital do Câncer, Carlos Barrios.
O novo hospital atenderá pacientes particulares e conveniados. Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão beneficiados de forma indireta pelos projetos de pesquisa que devem ser realizados no Hospital do Câncer. Além do investimento em tecnologia, com a compra de novos equipamentos, como um aparelho de radioterapia intraoperatória (que permite a realização de radioterapia durante a cirurgia), novos profissionais deverão ser integrados à atual equipe.
Atualmente, o câncer é a segunda principal causa de mortes na capital gaúcha, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Em Porto Alegre, a doença atinge 456 em cada 100 mil mulheres e 471 em cada 100 mil homens, ambos acima das médias estadual e nacional.