A prefeitura de Ivoti, no Vale do Sinos, confirmou o primeiro caso de zika vírus no município. A paciente é gestante, tem 32 anos e mora no bairro Cidade Nova. De acordo com a Rádio Gaúcha, o episódio foi divulgado na noite desta quarta-feira.
Conforme informações do município, a Secretaria de Saúde do Estado já foi notificada, e "todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas". A secretaria municipal de saúde informou ainda que a paciente terá todo o acompanhamento necessário.
Leia mais
Caso autóctone de zika assusta moradores de Frederico Westphalen
RS tem dois casos de zika contraídos no Estado, confirma secretário da Saúde
Vai viajar no feriadão? Saiba onde a zika e a dengue estão circulando no Estado e como se proteger
"Ainda não se tem informação precisa sobre onde e em que circunstância a moradora foi contaminada, pois a Secretaria Estadual ainda investiga a hipótese de a contaminação ter ocorrido em NH (Novo Hamburgo, local onde a paciente trabalha) ou Ivoti", diz o comunicado.
A prefeitura do município também ressaltou a importância de que a população "intensifique o controle e a prevenção do Aedes aegypti em suas casas", diante da confirmação do caso de zika vírus.
Com essa confirmação, o Rio Grande Sul registra sete casos de zika vírus. Dois deles são autóctones, ou seja, foram contraídos no Estado – em Santa Maria, na Região Central, e em Frederico Westphalen, no Norte. Os outros quatro casos são importados: dois de Porto Alegre, um de Santo Ângelo e um de Teutônia.
A Secretaria de Saúde do Estado irá divulgar novos dados sobre dengue, chikungunya e zika vírus no RS na manhã desta quinta-feira.