Sábado é dia de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. Em 356 municípios do país, militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica vão tirar dúvidas e distribuir material impresso para orientar a população sobre como evitar criadouros do inseto. Em Porto Alegre, os bairros visitados serão alguns bairros tem apresentado grande quantidade de focos do mosquito. Para o combate efetivo, os seguintes bairros serão percorridos pelos militares foram divididos em:
Leia mais:
Sábado é dia de conscientizar a população no combate contra o Aedes aegypti
Exército fará ação contra o mosquito Aedes em 32 municípios do RS
Ministério da Saúde confirma terceira morte por zika
As bases de apoio para as tropas estarão concentradas no Shopping Total, Bourbon Wallig, Centro Administrativo Regional (na Siqueira Campos), Praça Adair Figueiredo (no bairro Petrópolis), Auditório Araujo Vianna, Shopping Iguatemi e Praça da Encol. Uma cerimônia de abertura da ação está marcada para as 8h, no Centro Distrital de Saúde, junto ao Sanatório Partenon, com a presença de autoridades.
A atividade deste sábado também servirá para o levantamento inicial de pontos em risco e possíveis focos de contaminação, que serão visitados na fase seguinte da missão, programada para a próxima semana. Entre segunda e sexta-feira, 50 mil militares prestarão apoio a agentes de saúde em todo o Brasil contra o mosquito, inspecionando focos de proliferação e aplicando larvicida em criadouros, nas cidades que adotam esse método.
Os municípios do Rio Grande do Sul que receberão militares são os que contam com Ordens Militares: Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canguçu, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dom Pedrito, General Câmara, Ijuí, Itaqui, Jaguarão, Nova Santa Rita, Pelotas, Porto Alegre, Quaraí, Rio Grande, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Sapucaia do Sul, Tramandaí e Uruguaiana.