A audiência pública com o objetivo de debater o Projeto de Lei 232/14, da vereadora Jussara Cony (PCdoB), que obriga as maternidades da Capital a permitir a presença de doulas, gerou polêmica na Câmara de Vereadores de Porto Alegre na noite desta quinta-feira. As informações são da Rádio Gaúcha.
O projeto obriga as maternidades, as casas de parto e os estabelecimentos hospitalares congêneres, tanto da rede pública como da rede privada, a permitir a presença de doulas durante o período do parto e do pós-parto imediato, sempre que solicitado pela gestante.
Durante a audiência, médicos obstetras questionar a obrigatoriedade da presenças das doulas nas maternidades. Segundo os profissionais, grande parte das maternidades de Porto Alegre não comportariam mais um profissional no momento do parto.
Doulas são pessoas que fazem um curso de capacitação para acompanhar as mulheres durante a gestação e na hora do nascimento. Elas oferecem apoio emocional e físico à família durante o trabalho de parto.
Para a Associação de Doulas do Rio Grande do Sul, o principal objetivo da proposta é diminuir o sofrimento das gestantes no momento do parto.
O que são doulas?
Doulas são profissionais que fazem um curso de capacitação para acompanhar as mulheres durante a gestação e na hora do nascimento. Elas oferecem apoio emocional e físico à família durante todo o trabalho de parto.