Praticar esportes extraclasse pode ajudar no desenvolvimento da disciplina dos jovens, o que também resulta em melhor desempenho em sala de aula. Essa conclusão é de pesquisadores canadenses que avaliaram informações fornecidas por pais e professores a fim de descobrir como esse tipo de atividade pode influenciar a educação de crianças.
Uso excessivo de antibióticos na infância pode prejudicar desenvolvimento das crianças
Por meio de uma pesquisa feita pela Universidade de Montreal, no Canadá, observou-se que jovens adeptos de esportes extracurriculares tiveram mais facilidade para seguir instruções de tarefas e se concentrar durante as aulas. A equipe responsável pelo estudo acredita que a obediência de regras e o trabalho em equipe podem induzir esses alunos à responsabilidade.
As informações usadas para a pesquisa são de um estudo sobre o desenvolvimento infantil realizado com mais de 2 mil crianças nascidas entre 1997 e 1998. Quando esses jovens tinham seis anos, professores preencheram questionários a respeito do comportamento de cada um em sala de aula e pais foram entrevistados sobre a convivência em família. A mesma avaliação foi feita novamente quatro anos mais tarde. Fatores de influência como aptidão e habilidades cognitivas não foram considerados.
Leia mais notícias sobre saúde e bem-estar
Linda Pagani, da Universidade de Montreal, acredita que o esporte e habilidades de atenção caminham lado a lado e podem ser abordados simultaneamente quando o assunto é planejamento escolar. Além disso, essa descoberta pode ressaltar a importância de instituições abordarem, por meio de atividades, tanto o desempenho físico quanto o mental como estratégia para estimular a prática esportiva.