Por meio de uma análise de 135 mil mortes, pesquisadores concluíram que a expectativa de vida pode ser significativamente menor quando problemas como diabetes, doenças do coração e derrame surgem ao mesmo tempo. O estudo, publicado no periódico JAMA, foi realizado por uma equipe da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e envolveu mais de um milhão de participantes.
Vítimas mais jovens de AVC costumam ignorar ou negar os sintomas
Evidências anteriores já mostraram que cada uma dessas doenças, por si só, já são suficientes para a redução da vida útil. O que se concluiu com as novas observações foi de que duas ou três condições combinadas podem diminuir a expectativa de vida em cerca de 20 anos. As observações também descobriram que esse risco pode ser ainda maior se as três doenças surgirem juntas até os 40 anos.
Depressão pode dobrar risco de derrame
- Quanto mais cedo a pessoa adquire as doenças, menor pode ser a expectativa de vida - comenta Emanuele Di Angelantonio, da Universidade de Cambridge.
Além disso, a autora também descobriu que, no caso de diabetes e ataque cardíaco, quando combinados, a redução da expectativa de vida pode chegar a uma década, enquanto que pessoas com 60 anos que apresentam os três problemas podem ter a vida útil reduzida em cerca de 15 anos.
Pessoas que vão dormir tarde têm mais tendência a desenvolver diabetes
A equipe estima que 10 milhões de adultos nos Estados Unidos e na União Soviética são diagnosticados com duas ou mais doenças ao mesmo tempo.
- Nossos resultados reforçam a importância de medidas para prevenir doenças cardiovasculares em pessoas que já têm diabetes e vice-versa, assim como para alertar pessoas com mais de um problema - afirma a especialista.
Leia mais notícias sobre saúde
Praticar exercícios físicos, manter uma dieta equilibrada, evitar o tabaco, entre outras medidas que estimulem hábitos de vida saudável, ajudam de forma considerável para a diminuição do risco dessas doenças.