Não envelheça seu corpo e sua mente antes de uma idade avançada. Envelhecer o corpo é perder funções de células, órgãos, estruturas, e alterar o funcionamento precocemente.
Podemos envelhecer a pele, perder massa muscular, perder a função do fígado, ter lesões articulares e comprometimento do cérebro por neurodegeneração, perder a capacidade digestiva, ter dificuldade no funcionamento intestinal e até desenvolver câncer, entre outros exemplos. Tudo isso, ainda jovens.
Posso afirmar com convicção que todas essas alterações têm relação com a má alimentação. Não tem área da medicina que não fale em nutrição. O envelhecimento é inevitável, mas não precisamos acelerá-lo. Muitos comprometimentos, que antes eram vistos em idosos, hoje são vistos cada vez mais cedo. Crianças com hipertensão, jovens obesos com alterações no fígado, baixa imunidade, perda de músculos, desconforto na digestão, entre outros.
A boa notícia é que tudo isso pode ser prevenido com bons hábitos alimentares. A ótima notícia é que boa parte destas alterações pode ser tratada com a alimentação e com atividade física.
A má notícia é que poucos se dispõem a fazê-las. Ruim mesmo é ter uma doença avançada que não conseguimos reverter, o resto, se não consigo curar, posso desacelerar o avanço.
Penso que é ótimo poder se livrar de uma hipertensão, do risco de diabetes ou da gordura no fígado, basta fazer escolhas melhores. Infelizmente, muitos esperam a doença se manifestar para tomar uma atitude.
Nunca tivemos jovens tão obesos. Nunca comemos tão mal. Nunca comemos alimentos tão processados e deixamos de comer itens frescos e sem veneno. Ainda podemos escolher como queremos envelhecer. Existem idosos jovens e jovens velhos.
Prefiro distribuir minhas guloseimas, pizzas e vinhos pelo resto da vida, a consumir todos agora e virar escrava das minhas escolhas no futuro. Quero evitar transtornos enquanto for possível, não quero gastar metade da minha aposentadoria em remédios, sem sequer desfrutar destes pequenos prazeres. Prefiro gastar esse dinheiro viajando por aí, caminhando bem e vivendo sem muitas limitações da minha saúde. Estou tentando, vamos juntos?