O presente e as memórias boas alimentam a vida, a alma e semeiam novos sonhos e planos. O que nos ensinam os registros e as emoções negativas? Que podemos fazer diferente, fazer melhor, o que evitar e, principalmente, a quem. Sim, pois as lembranças incluem a humilhação que repetidamente acontecia em casa, a violência verbal do primeiro namoro, o estupro durante a ida ao trabalho. Outros ainda recordam a vergonha por adquirir uma doença sexualmente transmissível (DST), por ter feito aborto ou por esconder sua verdadeira orientação sexual. Essas situações geram sofrimentos e, para muitos, são segredos valiosos.
Ao encontrarmos alguém especial, tudo inicialmente é maravilhoso, e a nossa história pública é a mais fácil e a primeira a ser contada. A situação pode mudar quando é tomada a decisão de assumir-se como casal e construir uma família. O natural é sonhar com romance, sexo de qualidade, filhos, envelhecer juntos. Quem pensa não casa? Várias reflexões são necessárias antes de casar, sendo que a revelação de segredo que possa interferir na confiança e na futura vida afetiva-sexual é uma questão importante. Como casar e manter sigilo sobre um fato significativo? Por outro lado, o outro tem estrutura para saber toda a verdade? Falar sobre o passado é um desafio e, talvez, a melhor linguagem seja a do coração. Você gostaria que o outro lhe contasse somente após o casamento que é HIV positivo ou que é estéril? Pesquisas clínicas dizem que muitas mulheres escondem do parceiro oficial a violência sexual sofrida e melhoram das sequelas após a confissão do trauma. Se sua libido é alta por profissionais do sexo e baixa em relação às outras mulheres, é adequado falar sobre isso somente após o "sim" dado no altar? Essas situações se cruzam com a vida do casal. E ela pode ser fluida, mais leve e feliz se não houver segredos significativos entre vocês.
Nenhuma vida ou relação é repleta somente de alegrias. Alguns traumas serão ultrapassados na adolescência ou nos anos de solteirice, mas são fatos da sua história. Não se envergonhe, seja generoso consigo mesmo. Lembre-se da música: "A verdade é você toda nua". A nudez da alma é mais preciosa e menos fácil do que a física. Você é mais que os inesquecíveis segredos. Não pense que você é menos ou menor por tristezas que aconteceram no passado. Sobreviver a algumas catástrofes pessoais e familiares já faz de você um vencedor.
A história íntima muitas vezes possui cicatrizes que podem ser abrandadas com amor e paciência. Qual o seu medo? Sim, inicialmente pode existir um estranhamento ou incompreensão, mas o outro irá entender o que aconteceu. Ah, o seu medo é o rompimento definitivo? Sim, é uma escolha a que o outro tem direito, principalmente ao tomar conhecimento do fato após as núpcias. Tenha coragem, confie no afeto do relacionamento ao fazer a revelação. A história a ser construída a dois será com ou sem segredos? A decisão e a responsabilidade são suas.